HOME

OS NOSSOS PRODUTOS

I&D E INOVAÇÃO

QUEM SOMOS

INFORMAÇÕES E SUGESTÕES

ÁREA DE CLIENTE

PROJETOS FINANCIADOS

QUEM SOMOS

Na BGW, S.A. os valores e os princípios partilhados de forma solidária e altruísta, alicerçam uma equipa forte, feliz e comprometida com o sucesso da Empresa.

Aqui desenvolvemos um trabalho de partilha e envolvimento de todos, quer em termos individuais, quer coletivos. Cada um é fundamental e imprescindível na prossecução daqueles que são os objetivos de todos e para todos.

A nossa equipa 

Sérgio  Silva
Sérgio
Silva
CEO e Fundador

Sérgio é o responsável por tudo isso!
Ele é o “condutor”, ele é o responsável por garantir a motivação e a felicidade de toda a equipe.
Nasceu em África, na República Democrática do Congo, de onde veio ainda jovem, o que naturalmente marcou a sua personalidade e a sua forma de ver e estar na vida.
Licenciou-se na Universidade do Minho e fez uma pós-graduação no ISEG em Economia e Gestão, áreas que acabariam por ditar as suas opções profissionais.
O gosto pelos desafios levou-o de volta a África onde, durante mais de uma década, coordenou a execução de projetos de engenharia civil e esteve envolvido no comércio internacional, percurso que fez emergir o seu ADN empreendedor.
A frequência com que viajava permitia-lhe fazer algo que sempre teve muita curiosidade – visitar fábricas. Foi aqui que surgiu a sua ambição e vontade de marcar o panorama industrial.
Dedicou anos da sua vida ao desenvolvimento da ideia, e foi a resiliência que o levou à sua concretização. Partindo da sua preocupação com o futuro do planeta e da premissa de cuidar das gerações mais novas, nasceu a sua marca, a sua BGW.

Pedro  Ferreirinha
Pedro
Ferreirinha
Diretor Industrial e Engenharia

O Pedro Ferreirinha é o Engenheiro Mecânico que aceitou a proposta de desenvolver o processo que o Sérgio Silva havia desenhado para a BGW.

A sua experiência de técnico de I&D e de diretor de desenvolvimento de equipamentos e produtos térmicos, levou-o a assumir a função de diretor coordenador técnico com a responsabilidade de apoiar a construção da primeira unidade industrial completamente automatizada do mundo na produção de módulos fotovoltaicos, onde coordenou as áreas de manutenção industrial e infraestruturas, engenharia de produto, engenharia de processo implementando as melhores praticas e filosofias de gestão industrial em vigência na indústria automóvel.

Em 2012 assumiu a direção industrial com a coordenação de 3 unidades de produção industrial (corte maquinação e tempera de vidro solar, corte e maquinação alumínio, e produção de módulos fotovoltaicos silício cristalino).

É em 2015 que se envolve a 100% com a BGW e o leva a desenvolver uma tecnologia industrial de pirolise ecológica que garante o “zero desperdício” para a produção de carvão vegetal com o aproveitamento dos gases de síntese, e líquidos pirolenhosos, desempenhando ao momento a função de Diretor industrial da unidade industrial de Alvaiázere.

Rita  Alves
Rita
Alves
Diretora Administrativa, de Tesouraria e de RH. Gestora de projectos

A Rita Alves está na BGW desde 2008 e, atualmente, acumula a função de Diretora Administrativa e Financeira com o cargo de Administradora.

É casada, tem duas filhas em idade escolar e é formada em Economia.

O seu percurso profissional é marcado pelo trabalho em departamentos financeiros de PME´s de diferentes ramos de atividade, com envolvência em Quadros Comunitários desde o QCA II. Juntou-se à equipa da BGW integrando o departamento Administrativo e Financeiro e sente-se envolvida e comprometida com a implementação da Unidade Industrial de Alvaiázere, nomeadamente, no que concerne à parte da Gestão Financeira e Administrativa.

A sua atitude em termos profissionais pauta-se por uma aprendizagem diária e o por procurar contribuir sempres para o seu sucesso da BGW, valorizando o bom ambiente profissional e o esprito de equipa.

 

Hugo  Rodrigues
Hugo
Rodrigues
Diretor de Logística e Compras

O Hugo Rodrigues exerce funções de Diretor Comercial e Logística na BGW, desde abril de 2005, tendo sido este o seu primeiro e único contrato de trabalho até hoje o que faz do Hugo o membro com mais anos ao serviço da BGW.

Pese embora a sua formação académica em Comunicação Organizacional (Marketing e Publicidade) foi nas funções do departamento operacional, logístico e de compras da Empresa que se sentiu mais estimulado.

A sua faceta “multi-task”e total disponibilidade para a BGW é um pilar fundamental que garante o bom funcionamento e desempenho de todos os setores da Empresa.

Em termos profissionais o Hugo mantém-se focado em encontrar as melhores soluções e os melhores parceiros para que Bio Green Woods nunca pare e possa desenvolver a sua atividade com a melhor performance possível.

Filipa  Lima
Filipa
Lima
Diretora ID & Inovação

A Filipa Lima, é doutorada em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química e mestre em Engenharia Biológica.

Foi investigadora em diversas instituições públicas e privadas e, em 2020, depois de terminar o seu doutoramento, juntou-se à equipa da BGW integrando o departamento de I&D, como Engenheira de I&D.

Aqui investiga e desenvolve novos produtos e processos à escala laboratorial passando, posteriormente, à sua implementação à escala industrial.

É no campo da química e engenharia sustentável que se centram os interesses científicos da Filipa, mas em contexto de trabalho valoriza o espírito de equipa e de entreajuda, como pilar para fazer mais e melhor.

Ibrahim  Gulyurtlu
Ibrahim
Gulyurtlu
Consultor Científico

O Professor “Ibrahim Gulyurtlu, Doutorado em combustão foi, durante vários anos, Investigador Coordenador do LNEG, nas áreas de I&D em combustão, conversão termoquímica e poluição e foi também Professor Universitário por mais de duas décadas.

Enquanto consultor técnico para empresas nas mesmas áreas, aceitou o desafio da BGW onde tem colaborado no desenvolvimento de novos produtos e processos de pirólise.

O seu contributo, atendendo ao seu preponderante conhecimento científico em diversas áreas, tem sido muito significativo e relevante na investigação levada a cabo pela BGW.

Luísa  Morais
Luísa
Morais
CFO

A Luísa Morais é licenciada em Economia e em 2021 aceitou o desafio de ser Diretora Financeira (CFO) da BGW.

Tem uma vasta experiência em Gestão Financeira, tendo tido a oportunidade de trabalhar em diferentes setores da indústria, incluindo moldes, agroalimentar, alimentar, metalomecânica, farmacêutica e cerâmica. Tem uma forte orientação empresarial com responsabilidades na definição e implementação da estratégia da empresa em momentos organizacionais muito diversos.

O projeto BGW a cativou por ser uma empresa industrial start-up cuja fábrica é uma demonstração de tecnologia e processos desenvolvidos pela equipa de I&D. Isso permite combinar o que para Luísa é o melhor dos dois mundos: a participação na estratégia financeira de uma empresa industrial com o aspecto de treinador e gerente de equipa. Ainda mais quando se trata de uma empresa jovem, inovadora e em rápida mudança.

Ricardo  Brito
Ricardo
Brito
Diretor de Planeamento e Controlo

O Ricardo Brito, mestre em Gestão e licenciado em Economia, iniciou em 2020 o seu trabalho na BGW, encontrando-se no Departamento de Planeamento e Controlo da BGW, proposta que assumiu pela ambição de integrar um projeto de elevado potencial e consequente contributo para a região de onde é natural.

Anteriormente, fez um estágio na sua área de formação académica e, mais tarde desempenhou funções de assistente no departamento de Planeamento Operacional, tendo sido convidado a assumir a direção do mesmo cerca de um ano e meio após a sua entrada, mais tarde acumulou ainda as funções de direção do departamento de transportes.

Em termos académicos, na BGW, o Ricardo pauta tudo o que faz pelo rigor “numérico” que lhe permite garantir eficiência e ausência de desvios e surpresas. Quanto ao ambiente de trabalho valoriza a boa disposição e entre ajuda da equipa como forma de assegurar um ambiente agradável e com elevados níveis de produtividade.

Rosa Filipe Santos
Rosa
Filipe Santos
Diretora de Marketing

A Rosa Filipe, na BGW exerce as funções de Diretora do Departamento de Marketing e Comunicação Estratégica e Gestora de Produto.

Licenciada em Economia e Pós-Graduada em Fiscalidade, é na realidade a gestão de empresas que a apaixona. O desafio intrínseco ao desenvolvimento dos negócios e a criação de estratégias que os façam crescer põem-na à prova a si e à sua visão abrangente da gestão, competências que consubstanciou ao longo de mais de duas décadas de experiência.

O Marketing é o seu aliado preferido pois permite-lhe ouvir o mercado, entendê-lo e compreender o que necessita. Sente-o também como um “cúmplice” enquanto ferramenta que viabiliza afinar de forma consistente a comunicação interna e externa da Empresa.

Sente a BGW como um “filho” mais novo que não dá lugar a monotonia e que lhe tira horas de sono para “sonhar” como pode acrescentar valor, modo que estimula e potencia o desempenho que exige de si própria.

João  Cabrita
João
Cabrita
Diretor de IT

O João Cabrita é Diretor de IT da BGW e, juntamente com o CEO, é também o rosto da Empresa para o mercado internacional.

Licenciou-se em Gestão pela Universidade do Algarve, mas muito cedo começou o seu percurso com projetos de infra-estruturas IT e domótica ainda como hobby.

A sua formação associada à paixão pelas tecnologias levou-o a conseguir interligar as duas áreas que foram a base da sua experiência de 8 anos em África. Aí, entre 2013 e 2021, implementou as primeiras soluções de software ERP de filiais em Angola que permitiram uma organização de gestão muito eficiente, otimizando estruturas de custo e políticas de preços.

Integrou o cargo de CFO e IT Manager numa equipa responsável de um dos maiores distribuidores de materiais de construção em Angola de marcas multinacionais de origem Portuguesa.

A sua diversificação, internacionalização e contacto com cliente/fornecedor permitiu dinâmicas de aprendizagem e gosto pelas relações entre estes, ativo que trouxe para a BGW acrescentando-lhe valor.

Disponível e curioso por uma aprendizagem contínua, o João, pelo seu humor e simpatia é um elemento preponderante no que ao bem-estar da equipa respeita.

André  Fernandes
André
Fernandes
Gestor de Manutenção

O André é o responsável pela Manutenção e Automação Industrial da BGW.

Seguro da área que queria seguir, iniciou a sua carreira profissional como eletricista e, só depois, em 2015, concluiu a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, ano em que foi contratado para gerir uma das equipas de manutenção elétrica na indústria papeleira.

Posteriormente foi convidado a gerir o departamento de manutenção numa indústria de fibras de madeira onde o seu desempenho a levou a assumir as funções de responsável pela automação industrial das três fábricas desse grupo.

Em 2019 juntou-se à equipa da BGW onde o seu percurso profissional e know-how o levou a aceitar o desafio de ser responsável de manutenção e automação industrial.

Eva  Mendes
Eva
Mendes
Gestora de Qualidade, Segurança e Ambiente

A Eva Mendes quando terminou a sua Licenciatura em Engenharia Mecânica veio fazer um estágio profissional na BGW, após este, foi-lhe dada a oportunidade de se manter na empresa, o que veio a acontecer, onde atualmente gere a área de qualidade, segurança e ambiente da Empresa.

Tem especial interesse em continuar a sua aprendizagem o que atem levado a frequentar formações e a concluir o curso técnico superior de segurança e higiene no trabalho.

A Eva é uma jovem que aporta toda a sua energia e foco no desempenho das suas funções e vê na entre ajuda a melhor forma de trabalhar em equipa.

Filipe  Almeida
Filipe
Almeida
Gestor de Engenharia de Processo de Produto

O Filipe Almeida, prestes a concluir o mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, assumiu na BGW, orgulhosamente, o cargo de Engenheiro de Processos, posição que lhe permite a materialização do trabalho de investigação, dos protótipos e dos equipamentos produtivos da unidade industrial.

A sua experiência profissional estende-se por setores como na área do desenho 3D, processos de fabrico e responsável de produção.

No que concerne ao seu desempenho profissional na BGW, implementou do trabalho de equipa como fator integrante e diferenciador do seu Departamento Industrial, onde discute o desenvolvimento e melhoria dos processos produtivos, bem como dos fluxos de recursos materiais e humanos.

José  Frazão
José
Frazão
Gestor de Produção

O José Frazão Ferreira é Mestre em Engenharia Mecânico e foi em 2020 que assumiu o desafio de ser o Responsável de Produção da primeira unidade industrial da BGW em Alvaiázere.

Após ter iniciado o seu percurso profissional como Bolseiro de Investigação no Técnico, exerceu funções de Engenharia de Projecto e em Análise de Instalação, onde desempenhou o papel de Engenheiro de Construção Offshore.

Desde que se juntou à equipa BGW, o foco do seu trabalho tem sido ajudar a materializar todo o desenvolvimento realizado pelas equipas de Engenharia de Projeto e I&D, sobretudo no que diz respeito à operacionalização das linhas de produção.

No âmbito da sua atividade interessa-se sobretudo pela influência das variáveis menos óbvias no desenrolar dos processos e, no campo profissional é um defensor inabalável do uso da criatividade da equipa, por intermédio da melhoria contínua, como principal ferramenta de obtenção de resultados. Gosta de cultivar empatia e perspetiva.

Paulo  Loureiro
Paulo
Loureiro
Engenheiro de Processo de Produto

O Paulo Loureiro, é o mais jovem membro da BGW.

Mestre em Engenharia Química começou por trabalhar como investigador numa instituição pública no desenvolvimento de produtos “verdes”.

Em 2021, juntou-se à equipa da BGW integrando o departamento de I&D onde está envolvido com o desenvolvimento de processos à escala semi-industrial e à sua implementação industrial.

Na sua área de formação o Paulo interessa-se pela área da produção e desenvolvimento de carvão ativado.

Profissionalmente valoriza o trabalho em equipa e a constante aquisição de conhecimento.

Vítor  Cruz
Vítor
Cruz
Auditor Interno

O Vítor Cruz é Técnico Industrial na BGW desde 2016, onde desempenha funções que vão desde o desenvolvimento e validação de novos processos à escala semiindustrial, à sua implementação industrial.

A sua experiência profissional, de duas décadas, materializou-se em funções de auditor de qualidade, supervisão industrial e de validação e implementação de equipamentos.

Na sua área de atividade o Vítor interessa-se, principalmente, pelo desenvolvimento e industrialização de novos equipamentos.

No campo de trabalho o Vítor está sempre disponível para colaborar com todos e a abraçar novos desafios, contributo preponderante para a prossecução dos objetivos da Empresa.

Gustavo  Sousa
Gustavo
Sousa
Investigador

O Gustavo Sousa é mestre em Engenharia Química e Bioquímica e faz parte da BGW desde 2020 onde integrou o departamento de I&D + Inovação.

Iniciou a sua carreira na área da investigação e desenvolvimento dos processos produtivos em ambiente industrial, conhecimento e know-how que trouxe para a BGW por forma a acrescentar valor ao processo de investigação.

Os seus interesses científicos centram-se no campo dos processos alternativos e sustentáveis para a produção de fibras e outros materiais de carbono e, no campo profissional, elege o espírito de grupo como elemento diferenciador para a Empresa.

Maria João  Almeida
Maria João
Almeida
Gestora de Análises e Métodos

A Maria João Almeida é licenciada em Engenharia Química e Bioquímica e terminou o Mestrado em Tecnologia Química em 2019 fazendo já parte da equipa de I&D + Inovação da BGW. Atualmente, o seu trabalho nos laboratórios vai desde o desenvolvimento de processos à escala laboratorial até à sua implementação industrial, seguindo-se o controlo de qualidade dos produtos desenvolvidos. Os interesses científicos da Maria João centram-se no campo da Engenharia Química e da sustentabilidade, mas valoriza principalmente o bom ambiente profissional e o trabalho em equipa. 

Nuno  Pereira
Nuno
Pereira
Investigador

Nuno Pereira é doutorado em Química na Especialidade de Química Tecnológica.

Trabalhou como investigador em vários centros de investigação e em 2021 integrou a equipa da BGW, integrando o seu departamento de I&D, onde atua na área da investigação e desenvolvimento de novos produtos.

A nível científico, o Nuno está interessado na área de materiais e química de superfícies.

Quando se trata do ambiente de trabalho, o que ele considera mais importante é o trabalho em equipa.

Junta-te à nossa equipa