PT2020 INTERNACIONALIZAÇÃO

Cofinanciado por:

Designação do projeto: Mercancia Internacional

Código do projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-25937/CENTRO-04-3560-FSE-025937

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas 

Região de intervenção: Centro2020

Entidade Beneficiária: BGW, S.A.

Data da aprovação do projecto: 18-05-2017

Data de Inicio: 02-01-2017

Data de conclusão: 01-01-2021

Custo total elegível: 838.908,94 €

Comparticipação própria: 55%.

Comparticipação FEDER: 45%

Objetivos do projeto/atividade e resultados esperados/atingidos:

A Mercancia – Representação de Produtos Alimentares, Lda. é uma sociedade por quotas criada em Março de 2005. Desde sempre que se pretendeu que desempenhasse no mercado internacional um papel diferenciador, onde prestasse um serviço integral aos seus clientes, fundamentalmente assistir e concentrar todo o esforço e foco para satisfação das necessidades dos clientes. A empresa faz negócios em diversas áreas, que vão desde o alimentar, bebidas, material de construção e equipamento industrial. Em 2005 começou o seu negócio com a compra e venda de carvão vegetal para os EUA e foi esta experiência que depois findou, tornando-se permanente a vontade de ir mais além nesta área de negócio.

A orientação da empresa sempre foi direcionada para o mercado internacional, sendo que a estrutura de vendas da empresa ao longo dos anos de atividade demonstra isso mesmo, através de uma redução paulatina da dependência do mercado interno e reforço da sua presença em mercados mais atrativos.

Esta estratégia demonstrou-se de elevado valor para a MERCANCIA, na medida em que, em 2013, a empresa tornou-se 100% exportadora.

A MERCANCIA é uma empresa constituída por pessoas que possuem uma elevada experiência e conhecimento dos mercados, bem como dos meios de distribuição e potenciais clientes, fazendo da MERCANCIA uma empresa que reúne todas as condições de sucesso.

Com todos os conhecimentos adquiridos nasceu o desejo de desenvolver um sistema de produção de carvão vegetal, mas, ao contrário dos já existentes, a MERCANCIA pretendia ir mais além, ou seja, obter a maior taxa de eficiência e eficácia em todo o processo: pretendia-se 100% de aproveitamento total no processo de carbonização.

Após vários anos de investimento e aprendizagem, concluiu-se que chegou o momento de efetivar este desejo, sobretudo por se acreditar que se possuem todas as condicionantes para avançar com o processo.

A MERCANCIA, com este projecto, tem como visão ser o principal produtor nacional de carvão vegetal certificado pela FSC, utilizando tecnologias de referência e salvaguardando a sustentabilidade dos recursos e do ambiente.

A empresa tem uma preocupação tripartida, pretendendo obter retorno sobre o seu investimento, resguardando a longevidade do planeta e fornecendo formação e condições aos seus recursos humanos (PPP – People, Planet, Profit). A empresa acredita que o sucesso e longevidade derivam diretamente dos recursos humanos e da sua experiência e expertise.

A MERCANCIA possui os seguintes objetivos estratégicos com este projeto:

– Criação de valor mantendo uma estrutura financeira equilibrada;

– Desenvolvimento de soluções inovadoras e personalizadas para os clientes, otimizando para o efeito as infraestruturas e estruturas de custos existentes;

– Automatização da unidade industrial de forma a reduzir os custos;

– Promoção das tecnologias green, mantendo o compromisso de qualidade e satisfação do cliente;

– Assegurar eficiência na utilização dos recursos, promovendo a utilização sustentável dos mesmos.

Desta forma, a MERCANCIA pretende realizar um conjunto de investimentos que permitam iniciar as suas exportações para mercados internacionais sofisticados, nomeadamente: Espanha, França, Bélgica, Áustria, Namíbia, China, Alemanha, USA, Brasil, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Canada e Coreia do Sul, reforçando as suas vendas em mercados como o Congo, Angola e Ilhas Caimão.

pt_PT